O Chester é um dos pratos típicos do Natal e harmoniza com uma boa farofa e tempero de ervas frescas. Nessa época do ano, ele faz sucesso aqui no Neco Empório da Carne.

Anote a receita da Chef Rafaela Barcelos e siga nosso Instagram para mais dicas!

Ingredientes Farofa:

265g de bacon picado em cubos
1 cebola grande cortada em tiras
180g de manteiga
100ml de óleo girassol
500g de farinha de mandioca flocada
Miúdos que vem dentro do chester picados bem pequenos
Sal e pimenta do reino

Ingredientes Chester:

200g de manteiga temperatura ambiente
Ervas frescas (usei tomilho, alecrim, louro e manjericão)
1 xícara de vinho branco seco
* sálvia também fica uma delicia

Modo de Preparo:

1- Comece colocando o óleo na panela, com o bacon picado, e os miúdos picados (pescoço coloco inteiro e depois tiro, só pra dar mais sabor) assim que o bacon der uma leve fritada, você acrescenta a cebola e deixa até dourar bem.
2- Assim que estiver bem dourada, coloque as 180g de manteiga e deixe derreter! Em seguida a farinha, doure ela e acerte o sal se precisar!
3- Para o chester: eu bato a manteiga em um processador junto com as ervas (ou se preferir você pode picar as ervas e misturar com a manteiga manualmente) junto o vinho, sal e pimenta do reino! Assim que virar uma pastinha uniforme está pronta!
4- Você vai passar toda essa manteiga temperada pelo chester, inclusive dentro dele e entre a pele com muito cuidado pra não rasgar!
5- Depois que usar toda manteiga nele, você recheia com a farofa, vai apertando bem pra ficar bem recheado. Você precisa costurar a asinha pra ficar presa, amarrar as coxas e fechar ele pra farofa não cair!
6- Coloque em uma forma descartável, e tampe com papel alumínio com o lado fosco para fora! E deixe 1 e 30 minutos no forno pré aquecido a 200 graus. Assim que passar esse tempo, tirar o papel alumínio e deixar dourar por mais meia a uma hora e sempre regando com a manteiga que vai ficando na forma!
7- Prontinho, só servir e se deliciar!